Quanto custa para montar uma academia

Tempo de leitura: 3 minutos

O mundo das grandes metrópoles é urgente e dinâmico, com trânsito, estresse, alimentação desregrada, sedentarismo e a praticidade da internet para resolver tudo com um clique.

Mas assim como o número de pessoas com problemas cardíacos e com outras enfermidades aumenta, o número de academias para te ajudar a sair desse círculo vicioso também.

Em muitas regiões existe um déficit de academias pelo número de interessados e de quem precisa urgente de uma atividade física. E se antes as academias só eram procuradas por pessoas que desejavam esculpir o corpo, hoje elas são democráticas e interativas, recebendo pessoas de todos os segmentos e idades.

Porque montar uma academia?

Junto à vida caótica que encontramos no cotidiano, o caminho inverso também tem crescido bastante nos últimos anos. Muitas pessoas estão buscando uma rotina com mais equilíbrio através de hábitos mais saudáveis, tanto alimentares quanto de práticas físicas.

E a grande maioria das academias está antenada a essas expectativas crescentes, se preparando cada vez mais para atender a demanda e oferecer diferenciais para se destacar da concorrência.

Além de ser um polo de atividades físicas diversas, dentre aparelhos, ginástica e lutas, as academias também se tornaram uma espécie de clube moderno e ágil, onde pessoas com o mesmo interesse interajam umas com as outras, o que torna muito mais divertido e motivador manter a frequência com que o aluno vai à academia.

Recomendamos para você  Visitantes de Academia 5 Passos para Criar uma Primeira Impressão Incrível

Para o empreendedor que deseja investir nesse mercado, é fundamental escolher um ponto com boa frequência como próximos à escolas e universidades, condomínios, centros comerciais e lojas, justamente para atrair pessoas que desejam fazer uma atividade física sem perder tempo.

O custo de uma academia

Os custos para se investir numa academia são altos, ao passo que o retorno é de médio a longo prazo que varia de acordo com o ponto e a especialização escolhida. Por isso, é fundamental fazer um bom e detalhado planejamento para não perder nem tempo e nem dinheiro, que no mundo dos negócios é uma coisa só.

O valor do investimento varia entre R$ 80.000 a R$ 200.000, de acordo com o tamanho da loja, sua utilização do espaço, maquinário, marketing e profissionais contratados. Dessa forma, é preciso ter sempre uma estratégia do negócio, baseando-se nas demandas do mercado e na concorrência para ter uma ideia mais certa sobre os valores a serem impactados.

A documentação, o aluguel do espaço, a compra de máquinas para musculação e aeróbica e a estrutura física da academia geram custos, e não é possível começar com déficits nos quesitos básicos. A forma de economizar na criação da academia é através da busca de preços mais vantajosos de custo x benefícios.

Outras alternativas

Existem ainda duas possibilidades de montar uma academia. Começando do zero, criando uma marca forte que possa ser competitiva, ou investindo em franquias de marcas já conhecidas e valorizadas no mercado.

Recomendamos para você  Como escolher os melhores produtos para academia?

O custo e o risco de se começar uma academia do zero é mais alto, pois não existem garantias de sucesso. É preciso investir não só dinheiro como também conhecimento e marketing para formar sua clientela. Mas se o sucesso vier, é possível até mesmo transformá-la em franquia e lucrar com isso.

Se não deseja arriscar muito, adquirir uma franquia é um ótimo negócio, mas é necessário pesquisar bastante o custo e o retorno que podem proporcionar.

Comentários

comentários