Quais os cuidados ao escolher uma franquia de academia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Abrir uma franquia de academia de ginástica é uma excelente opção para quem deseja montar um negócio do ramo fitness. Por ser um empreendimento estruturado, testado e aprovado, a franquia proporciona um investimento mais seguro.

Além disso, franqueadores oferecem treinamento, suporte técnico e marketing especializado para desenvolver o negócio. No entanto, a decisão deve ser fundamentada em alguns critérios:

Faça uma análise criteriosa sobre o segmento

Abrir uma academia de ginástica é um bom negócio, porém, embora a franquia seja estruturada, é fundamental conhecer bem o ramo e avaliar objetivamente o grau de identificação com esse tipo de empreendimento. Como qualquer negócio, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para analisar a viabilidade na cidade onde você planeja trabalhar.

Levante informações sobre o perfil demográfico, renda, quantidade de academias de ginástica na cidade (e também o que oferecem e o valor da mensalidade). Quanto mais informações você tiver sobre o mercado de academias de ginástica em seu município, mais segurança terá na hora de decidir.

Estude a Lei de Franquia

Durante a fase de pesquisa, estude a Lei de Franquia (Lei 8955/94). Assim, você terá mais subsídios para analisar a franquia desejada, termos de contrato, as obrigações que terá, entre outras implicações legais. Caso tenha dificuldade para compreender a Lei de Franquia, converse com um advogado ou contador de sua confiança.

Recomendamos para você  Sistemas para academia: Qual escolher?

Avalie as franqueadoras de academia de ginástica

A análise das marcas selecionadas deve levar em conta o tempo que cada empresa tem no mercado e a experiência no ramo. É importante escolher uma empresa que tenha uma posição sólida no mercado.

Estude o modelo de negócio, que tipo de estrutura a academia de ginástica terá, qual o valor do investimento inicial, quais as despesas que a franquia tem que pagar mensalmente, treinamento e suporte técnico oferecido pela empresa, além do planejamento de marketing da marca.

Converse com outros franqueados da rede

Após obter informações sobre a empresa, visite academias da rede para conversar com outros franqueados. É importante conhecer a experiência que eles tiveram desde o início da negociação até o momento atual, quais as vantagens, benefícios, resultados e dificuldades no empreendimento e na relação com a franqueadora. Não vale ouvir apenas um franqueado. O ideal é conversar com vários e, preferencialmente, ir ao local para ver o funcionamento.

Analise a Circular de Oferta de Franquia

Na Circular de Oferta de Franquia constam informações relativas à quantidade de franquias ativas e inativas, contatos dos franqueados, eventuais processos judiciais contra a empresa, estimativa de investimento, faturamento, obrigações da franquia, entre outros dados. Estude com calma todas as informações para tomar uma decisão mais certeira.

Gestão financeira

A gestão financeira é importantíssima para o negócio dar certo. Não existe “fórmula mágica”. Se você não tem conhecimentos sobre administração de empresas, capacite-se para isso, mesmo que contrate um profissional para fazer a gestão financeira da academia de ginástica.

Recomendamos para você  Gestão Fitness: Focando 100% no cliente

A franquia é um modelo de negócio seguro, no entanto, se o empreendedor não gerenciar a empresa com eficiência, corre o risco de fechar as portas em pouco tempo. Por isso, é importante escolher uma marca que ofereça o suporte necessário para o negócio dar certo.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!

Comentários

comentários