Tempo de leitura: 3 minutos
Não importa se você é novo no ramo ou se dirige uma academia consolidada: a propaganda ainda é a alma do negócio. Ela é a responsável por aumentar a exposição da sua marca, garantir a fixação do nome, estimular a fidelização de alunos e ainda atrair novos clientes.
Mas apesar da importância da propaganda para o mundo fitness, é comum que apenas as grandes redes de academias com unidades espalhadas pelo país invistam nesta ferramenta – e infelizmente quem mais precisa são justamente os negócios locais pequenos e médios. Se lembrarmos que a concorrência neste segmento é acirrada, teremos ainda mais motivos para investir em um planejamento de comunicação eficiente e estratégico.
Canais de propaganda da sua academia
A publicidade tradicional é aquela veiculada em jornais e revistas, na rádio, na televisão, em outdoor, folders e materiais impressos para serem distribuídos em locais estratégicos. Esta é a forma tradicional e mais antiga de se pensar e fazer publicidade e, apesar de funcionar, os custos envolvidos costumam ser elevados.
Mas atualmente existe também uma alternativa, que é a publicidade digital voltada para os usuáriox de internet. Além de mais barata do que as mídias tradicionais, ela costuma apresentar resultados efetivos e mensuráveis, e por vezes até uma maior taxa de conversão de clientes.
No ambiente digital existem mídias gratuitas, como a fanpage da sua academia no Facebook ou no Instagram, onde é possível mesclar propaganda do espaço e das atividades (descontos, competições, novidades, etc.) com conteúdo informativo (como vídeos de exercícios e entrevistas com nutricionistas e profissionais da saúde).
Também existe a propaganda digital paga, como o Facebook Ads, que é uma boa alternativa para as academias que trabalham com um orçamento limitado, pois é mais barata que a publicidade tradicional e permite mensurar e monitorar as campanhas.
Planejando a publicidade
Independente de qual meio você escolher usar, o primeiro passo para uma publicidade bem-sucedida é definir o objetivo da ação, ou seja, o que você pretende atingir com a propaganda. Pode ser divulgar uma nova sede ou uma nova atividade da academia, aumentar as vendas em 10%, reduzir a taxa evasão em 15%, entre outros.
Mas lembre-se de pensar em metas possíveis, quantitativamente mensuráveis e com um prazo determinado. Isso vai permitir que a equipe de comunicação pense na melhor estratégia e possa sugerir os canais mais ou menos apropriados para atuar.
Executando
Com o objetivo definido, também será necessário estabelecer um público-alvo, que pode ser amplo ou restrito, como por exemplo “homens e mulheres de 20 a 65 anos” ou “atletas amadores de maratona” caso a academia tenha um diferencial para esta categoria. A linguagem que melhor funciona para o segmento é sempre aquela que chama para a ação, seja com o uso do humor ou com uma imagem ou frase provocativa.
Além desta publicidade pensada e planejada, existe a boa e velha propaganda boca a boca. Ela é simples porque não exige um planejamento de comunicação, mas ao mesmo tempo só ocorre quando o seu aluno está plenamente satisfeito. Isso quer dizer que toda a engrenagem do negócio deve estar funcionando: equipamentos bons e modernos, atividades atrativas e inovadoras, professores motivados, funcionários bem treinados, manutenção da infraestrutura em dia e, acima de tudo, o aluno precisa estar atingindo o objetivo dele, seja sentir-se saudável, perder peso ou ter o corpo dos sonhos.
Coletando resultados
Se todos esses fatores estiverem em dia, cria-se um círculo virtuoso no qual o investimento em publicidade será apoiado por um forte engajamento dos próprios alunos, que irão divulgar para amigos, comentar nas redes sociais e compartilhar vídeos e fotos na academia.
Gostou das dicas do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais dicas como esta!