Tempo de leitura: 3 minutos
Fazer planejamento é importante para garantir sucesso e retorno financeiro do negócio, criar um plano de marketing para academias é tão importante quanto para qualquer outro projeto.
Antes de entrar de cabeça em qualquer negócio, é sempre necessário muito estudo e muito planejamento para que não se tomem atitudes equivocadas. Para que isso possa acontecer, é importante ter um plano de marketing na cabeça que consiga dar conta dos fatores intrínsecos e extrínsecos à academia, e que possam interferir nos resultados do negócio.
Neste texto, explicaremos como fazer um plano de Marketing através dos principais passos, e como estes planos podem ajudar sua academia a ir muito mais longe no mercado e se fortalecer diante de concorrentes.
Estude seu ambiente e estude a si mesmo
A primeira etapa de um plano de marketing adequado é lançar um olhar sobre a concorrência e sobre seu próprio negócio. Especialmente no negócio das academias, em que o mercado já está repleto de outros agentes, é sempre interessante ver onde a concorrência erra e onde a economia acerta, a fim de achar vácuos e lacunas que sua empresa possa aproveitar e entrar no negócio.
O olhar para dentro da própria empresa envolve uma outra reflexão, que deve ser feita com honestidade e precisão. Além do que diz respeito aos números (recurso, capital de giro e outros), é interessante fazer uma análise SWOT (ou FOFA, em português). Nesta análise, você tentará descobrir as Forças, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças pelas quais a sua empresa passa ao entrar neste mercado de academias.
Encontre quem são suas personas
Existem duas ideias que precisam ser desconstruídas quando se pensa em estabelecer uma persona para o marketing de uma academia. A primeira, é que a persona (o público-alvo da campanha) seria “qualquer pessoa”. Nunca o marketing pode ser direcionado para um público generalizado, pois não atingiria seus objetivos. Outra ideia ultrapassada que precisa ser deixada para trás é que as personas podem ser estabelecidas por características simples como sexo, idade e faixa socioeconômica.
Encontrar uma persona de maneira eficiente envolve conhecer os hábitos, gostos, anseios e temores de seu público. Só assim é possível direcionar o marketing de sua empresa de forma adequada. Uma das formas de saber disso é monitorar as redes sociais de potenciais clientes da academia. Ver o que publicam, o que aceitam e o que rejeitam.
Defina metas e etapas para a comunicação
Marketing envolve comunicação, interação, retorno, constante análise e constante modificação. Mas uma vez que já se tem um bom retrato da concorrência, do ambiente, de si mesmo e dos prováveis clientes, a comunicação pode entrar enfim em ação. Defina metas de alcance, engajamento e retornos. Caso as metas não sejam alcançadas, é necessário repensar as estratégias. Ofereça incentivos e diálogos com o público. Produza conteúdo criativo e cativante, invista nas redes sociais e em um estreitamento da relação entre a academia e o cliente, fazendo com que ele se sinta especial.
Lembre-se que o que está escrito aqui precisa ser baseado em pesquisas sérias realizadas com rigor e método. Se basear em achismos ou estereótipos só fará com que sua empresa jogue errado no mundo do Marketing e acabe por não obter os resultados esperados.
Gostou das dicas do nosso artigo? Se você passou por este processo e gostaria de acrescentar alguma informação, não deixe de comentar!