Marketing para Academia de Musculação

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é Marketing?

Antes de entrar no tema é preciso definir bem o que é Marketing.

Trata-se da disciplina que tem por finalidade aproximar a empresa de seus consumidores através do desenvolvimento de ofertas que satisfaçam necessidades dos últimos, gerando lucro para a empresa.

Sendo assim, o objetivo principal do Marketing é transformar empresas em negócios lucrativos.

Planejamento de Marketing

O Planejamento de Marketing consiste em criar um mapa confiável do mercado para que a empresa possa tomar decisões corretas quanto a o que oferecer, como oferecer, como entregar, quanto cobrar e como reter clientes.

A base do planejamento de marketing é o consumidor. Consiste em procurar entendê-lo, como ele pensa, o que espera dos serviços oferecidos, como toma suas decisões de compra e como avalia os serviços a ele oferecidos.

A base das políticas de marketing é o posicionamento, seja da empresa, seja da marca, seja do produto.

O posicionamento é o produto de duas variáveis principais: o cliente e o produto. Em resumo, o posicionamento é a forma como a empresa espera que o cliente perceba os produtos oferecidos por ela, sendo que o produto precisa ser capaz de satisfazer a expectativa criada. Por isso deve ser desenvolvido com base no conhecimento que a empresa tem do cliente.

Recomendamos para você  Marketing de Academia: Pontos de atenção

É a partir do posicionamento que a empresa irá definir a parte tática, que é a entrega desse produto. Nessa fase se define o preço, a estratégia de comunicação e a conveniência.

Marketing para Academia de Musculação

Com base nas premissas acima, o passo principal para se estabelecer políticas de marketing para uma academia de musculação é entender quem é o cliente dessa academia.

Sabe-se, por exemplo, que pessoas que buscam academias de musculação são preferencialmente jovens, com nível universitário e, consequentemente, pessoas com um bom nível de informação.

Sabe-se, também, que os alunos de academias de musculação formam um público heterogêneo quanto aos objetivos buscados. Alguns querem obter ganho de massa, outros querem emagrecer, outros tantos querem apenas ter uma melhora na qualidade de vida.

A melhor maneira de formatar o serviço é trabalhar essas diferentes características. A entrevista inicial precisa ser clara, no sentido de estabelecer qual o objetivo do aluno. Os instrutores devem ser zelosos quanto à programação e o controle dos resultados. O aluno, se não enxergar os resultados de forma sistemática, tende a se desestimular.

É importante, também, estabelecer um público alvo dentro da perspectiva sócio-econômica. É preciso perceber qual o potencial de consumo da região. Uma academia luxuosa numa região de baixo poder aquisitivo estará fadada ao fracasso porque não atrairá as pessoas e acabará tendo que fazer promoções de preço que deixarão o negócio inviável.

Recomendamos para você  Aumentar visitantes na academia 1: Facebook, Instagram e Youtube

Serviços agregados

Muitas academias já perceberam que uma forma de gerar valor para o cliente e aumentar a rentabilidade do negócio é diversificar a oferta sem se afastar da finalidade do negócio.

Como isso é possível?

Algumas academias possuem cantinas. Muitos alunos não têm tempo de se alimentar adequadamente em casa e usam a cantina da academia para se nutrir.

É comum também ver academias que disponibilizam pequenas lojas, onde vendem suplementos e roupa de ginástica.

Há uma iniciativa que tende a agregar custo ao negócio, mas gera valor aos clientes, que é ter plantão de nutricionista. É um custo que acaba se transformando em lucro em função da satisfação e da retenção dos clientes.

Relacionamento

Há uma variável importante, que deve servir de base para o treinamento dos funcionários: o relacionamento.

Marketing de Relacionamento é uma estratégia para reter clientes. Por isso, é preciso entender bem o comportamento dos alunos. Eles são diferentes entre si. Tem alguns que precisam de mais atenção, que veem na academia uma extensão de suas vidas sociais. Há outros que, por sua vez, só querem treinar e ir embora para casa. É preciso saber tratar cada um desses alunos, mas é fundamental, sobretudo, cuidar para que a academia seja um ambiente agradável.

Comentários

comentários