Marketing e Gestão de Academias

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São poucas academias que usufruem do marketing. Em razão disso, as que investem têm uma grande chance de liderar o mercado. Para isso, é preciso conhecer um pouco os fundamentos da gestão de marketing. Acompanhe.

Plano de marketing

Os primeiros passos do marketing estão relacionados ao levantamento de dados. Você precisa ter boas informações sobre o consumidor para o qual você oferece o serviço. Isso é fundamental porque as ações de marketing têm o objetivo de fazer com que o público em potencial veja na sua empresa a academia ideal para ele.

Dessa forma, é imprescindível saber o que ele pensa sobre academia, o que ele espera encontrar em uma, etc. Assim, você consegue direcionar a mensagem para quem realmente quer ir para uma academia como a sua.

Em seguida, você deve conhecer o mercado; o que vem sendo praticado de inovador nele, os preços que estão sendo cobrados, as empresas que mais têm tido sucesso, etc.

Na hora de criar o plano de marketing, você vai definir o objetivo. Por exemplo, aumentar a quantia de clientes em um ano. Com as levantadas, você estabelecerá os meios de atingir o objetivo.

Princípios do marketing

Marketing envolve mais emoção e menos razão. Não adianta você oferecer serviços que visam a “hipertrofia por meio da fisiologia do exercício”. É mais frutífero se você oferecer “exercícios para ficar musculoso”, entende?

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Lembre-se que toda a comunicação será direcionada a um grupo específico. Quanto mais segmentado for ele, maior o resultado. É um erro tentar direcionar o marketing a todos. Saiba quem é o cliente e capriche na propaganda (nada de mau gosto, ok?)

Entregue o que oferta. Se prometer 15 kg perdidos em 15 semanas, tenha certeza que dará certo. Fazer propaganda enganosa é um erro grave.

Jamais esqueça da internet

A internet é certamente um ambiente a ser explorado pela academia, por dois motivos:

1. O seu potencial cliente está lá e procura por academias.
2. As academias estão lá e procuram por potenciais clientes.

Dessa forma, você não tem alternativa. Supondo que você já tenha a identidade visual da sua empresa, é hora de partir para a criação de um site. É fundamental contratar bons profissionais. Analise o portfólio para ver os trabalhos que criaram, se têm organização visual, beleza e limpeza. Outro ponto importante é fazer com que o site seja responsivo, isto é, que possa ser aberto em todos os dispositivos móveis.

Com um site, você poderá investir em marketing digital. Invista em anúncio pago para aparecer em pesquisas e em SEO (técnicas para aparecer no Google). É importante postar conteúdos sobre academia, musculação etc. Dessa forma você atrai o público-alvo, que conhecerá sua academia.

Utilize também as redes sociais, principalmente o Facebook. Lá, você pode fazer promoções e sorteios, pedindo para o público compartilhar as postagens e marcar amigos para concorrer. Assim o envolvimento com sua página aumenta.

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Mensure

É um erro clássico não mensurar o resultado das campanhas. Através da mensuração. você descobre se as ações de marketing geram resultado. É importante você calcular o retorno sobre o investimento (ROI). Isso demonstrará o que deve ser mantido no seu plano de marketing, e o que deve ser descartado.

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