Gestão de Academias – Vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Observamos nos últimos 15 anos um grande crescimento na busca por hábitos saudáveis e qualidade de vida. Aquela visão de empreendedores que sacrificam sua saúde pelo dinheiro ficou lá nos anos 90, e agora atividades físicas e alimentação saudável são assuntos recorrentes em praticamente qualquer roda de conversa. E isso esconde grandes oportunidades de negócios.

Essa oportunidade pode ser confirmada devido ao grande número de academias que têm sido abertas nos últimos anos. Porém, a emoção de abrir uma academia pode rapidamente acabar para aqueles que não conseguem lidar com os duros desafios da gestão, que envolvem fluxo de caixa, gestão de academia, controle de vendas, recebimentos e pagamentos, entre outras partes burocráticas do dia a dia.

Não se deixe abater pelos desafios da gestão

A gestão de academias pode ser um problema para quem não está habituado com esse desafio, porém pode tornar-se mais fácil quando cultivamos um pouco de experiência. O grande problema é que até acumular essa experiência pode surgir algum problema no caminho, o que pode motivar diversas dificuldades, inclusive legais.

Justamente por isso, é praticamente impossível encontrar uma academia que tenha um trabalho sério e compromisso em oferecer o melhor para seus clientes que não tenha algum tipo de software de gestão de vendas, compras e fluxo de caixa. Essa parte burocrática exige um grande controle e muita atenção com prazos. E como a tecnologia está aí para facilitar nosso dia a dia, utilizá-la nesse processo de gestão de academias pode ser uma excelente saída.

Recomendamos para você  Vestiário de academia: como deve ser

Na verdade, com uma simples planilha de Excel já é possível controlar de forma muito efetiva o fluxo de caixa, a gestão, recebimento e assim por diante. Porém, a verdade é que o processo de automatização de uma planilha é algo que exige uma boa experiência, algo que muitas pessoas simplesmente não têm tempo para adquirir. No caso de empresários e donos de academia, por exemplo, esse tempo ainda é mais curto, afinal trabalhar com a administração, a gestão e ainda ter um tempo para atender alunos pode ser muito difícil de conciliar.

Automatize o que pode ser automatizado

O processo de automatização da gestão da maioria dos tipos de negócios é uma tendência de negócios, tanto que já existem muitas empresas focadas apenas no desenvolvimento de softwares de gestão. Porém, é importante lembrar que há algumas peculiaridades em cada tipo de negócio, o que faz com que a experiência dos desenvolvedores nesse tipo de negócios faça toda a diferença.

Então, se você está querendo melhor a gestão de sua academia, implantar um software é uma excelente oportunidade. Porém, tente adquirir algo de uma empresa que já tenha experiência em atender academias, pois isso traz uma série de benefícios a médio e longo prazo.

Dependendo do software, é possível até mesmo criar o plano de treino dos alunos. Embora essa automatização seja algo um pouco polêmico, é uma oportunidade que pode ser aproveitada. Ainda assim, é melhor ter ferramentas a mais que não sejam utilizadas do que ferramentas faltando, que causem dores de cabeça futuras.

Comentários

comentários