Tempo de leitura: 3 minutos
Num cenário de concorrência crescente, desenvolver um bom plano de marketing para sua academia deixou de ser apenas necessário – e se tornou fundamental!
A cada verão, é claro que a procura (e o consequente “pipocar” de novas academias) aumenta muito, sempre! Mas é preciso lembrar que uma estratégia de marketing abrangente vem “lá de trás”, ou seja, muito antes da alta temporada. Gerar uma comunicação positiva para seu negócio aquecerá seus ganhos até no inverno!
Dicas simples, resultados concretos
Ações internas de marketing
Parte do sucesso está na constância de pequenas ações de comunicação direta com aqueles que já são clientes (lembre-se: mantê-los costuma ser mais difícil que atraí-los). Ações de rotina garantirão a eficácia da estratégia de longo prazo. Invista na fidelização do público que você já conquistou! Crie um calendário de atividades; faça campanhas de saúde; ofereça brindes (ex: de squeezes a aparelhos de MP4 com a logomarca da empresa) e um plano especial de desconto àqueles “alunos propagandistas”, que divulgam entre amigos e familiares, captando mais alunos.
Endomarketing (ou marketing interno)
Não confundi-lo com “ações internas de marketing”. O marketing interno, aqui, refere-se ao fortalecimento do seu time de funcionários e colaboradores. Os professores, naturalmente, são os que mais ouvem os alunos (enxergam com clareza as impressões e expectativas deles) e, por isso mesmo, precisam ser ouvidos com frequência. Crie o hábito de fazer reuniões curtas, objetivas (com pautas fechadas para cada encontro) e com uma periodicidade predeterminada.
Combos
Diferenciados a cada verão: planos especiais já se tornaram regra básica. Mas os planos trimestrais dessa temporada precisam ser, de fato, mais atraentes que os tradicionais. Ofereça, além dos descontos, os brindes e aulas temáticas. Coreografias ligadas aos hits do verão não podem faltar, claro, mas “recicle” com propostas do tipo “country-jump”; “frevo-jump”; “rock-jump”; “carna-jump” (no período anterior ao carnaval), etc. Ao final de uma aula especial de body pump, por exemplo, imagine uma degustação de sucos naturais! E além disso, mantenha o espaço dentro da temática do verão (cores e decoração que associem à ideia de energia, alegria e disposição).
Comunicação ampla
Em mídia indoor, invista em TVs LCD com circuito interno e programação exclusiva, que divulgue a grade de aulas e atividades; dicas de saúde e alimentação. Esses conteúdos podem ser associados a patrocinadores, marcas e/ou produtos de lojistas do bairro (essa, inclusive, será uma fonte extra de recursos para sua empresa!). Interaja também usando newsletters, Facebook, Twitter e Instagram (aqui, estimule a participação dos alunos num mural virtual de fotos da academia!).
Teoria que todos conhecem, prática que muitos esquecem…
Mas antes de qualquer ação, é preciso ter clareza sobre QUEM é seu público-alvo. De um modo geral, o cliente procura, basicamente, um ambiente acolhedor, profissionais capacitados e motivados, e equipamentos modernos.
Porém… há detalhes de perfil que não podem ser ignorados (ex: faixas etárias diferentes de acordo com o horário; um público maior da terceira idade presente no bairro, etc.)
Enfim, somente uma visão clara da clientela norteará um marketing eficaz, seja ele qual for.
Gostou do artigo? Marque seus amigos nas redes sociais para que eles também possam ver como trabalhar o Marketing de Academia de maneira eficiente!