Diferença de academia e crossfit

Tempo de leitura: 3 minutos

Você deve estar se perguntando: qual a diferença entre academia e crossfit e qual dessas modalidades eu devo escolher, segundo o meu perfil como aluno e atleta?

Tanto a academia, como o crossfit são duas opções de treinamento que atrai diferentes tipos de pessoas em ambientes espalhados pelo Brasil.

Entretanto, diferente da academia e da musculação, que já é bem conhecida no cenário de condicionamento físico, o crossfit vem ganhando espaço de uns anos para cá, onde é possível perder peso e ganhar condicionamento físico de uma forma diferente.

Mas, como funciona cada uma e quais as diferenças entre academia e crossfit?

Como funciona a academia e o crossfit?

Para entender as diferenças entre a academia e o crossfit, é importante entender como funciona cada uma delas.

No caso da academia, é um espaço que reúne várias modalidades de exercícios, sendo a mais comum a musculação que tem como foco fortalecimento, resistência e crescimento muscular. Nessa alternativa você irá focar no levantamento de pesos em diferentes posições, podendo ou não usar equipamentos.

Geralmente quem pratica essa alternativa tem como foco acelerar o ganho de massa muscular, bem como a queima de gordura. Outra diferença dessa modalidade feita na academia é que você segue cronogramas de treino.

Já no caso do crossfit, trata-se de um programa de treino, onde o principal objetivo é o desenvolvimento de força e condicionamento físico. Por conta disso, é amplamente utilizado no treinamento de atletas profissionais, e até mesmo de militares e policiais.

Recomendamos para você  A volta das academias com o COVID-19

Diferenças de academia e crossfit

Bem, agora vamos entender qual a diferença entre academia e crossfit, sendo ambas com a função de trabalhar a força e condicionamento físico:

Variedade de exercícios

Uma das diferenças entre essas duas alternativas é a variedade de exercícios. No caso da musculação praticada na academia, a gama acaba sendo menor, uma vez que você precisa focar no levantamento de peso, com ou sem aparelhos.

Por sua vez no crossfit, você consegue ter uma gama maior de exercícios para fazer. Principalmente porque essa modalidade trabalha outros pontos importantes, como a mobilidade e até mesmo o core.

Ritmo individual

A maioria dos boxes de crossfit foca nos treinamentos coletivos. Ou seja, você terá que treinar com vários outros alunos, tendo que respeitar o ritmo coletivo.

Por sua vez, na musculação de academia você consegue determinar o seu próprio ritmo através do cronograma de exercícios. Com isso fica bem fácil se adaptar e até mesmo evitar lesões.

Repetições e motivação

Outro ponto em relação a essas duas opções são as repetições e a motivação. No caso da academia você acaba ficando por algumas semanas com os mesmos cronogramas. Dessa maneira, é mais fácil acabar enjoando dos movimentos por conta da repetição.

Já o crossfit trabalha com diferentes atividades todos os dias. Além disso, o fato do treinamento ser coletivo acaba auxiliando diretamente na motivação.

Recomendamos para você  Aproveite o verão para ter mais alunos

Ganho de força e massa muscular

No caso da academia, o aluno consegue trabalhar cada grupo muscular de maneira isolada, gerando assim o fortalecimento desses músculos.

Já no caso do crossfit, você faz exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. Dessa maneira, o ganho é menor porque vários músculos estão sendo estimulados.

Comentários

comentários