Dicas de gestão para academias

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O mercado exige hoje que, para um negócio se estabelecer, ele precisa ser essencial e competitivo, sempre em busca de inovação e melhorias. Dessa forma, quem deseja ter uma academia ou já possui uma, precisa estar dentro dessas expectativas para se destacar e se posicionar diante da concorrência.

Para atingir o sucesso esperado é preciso superar os obstáculos e desafios que aparecerão, através de uma gestão inteligente e organizada. E é muito importante conhecer o tipo de negócio, seu público-alvo e sua região de instalação, para definir planejamentos estratégicos que farão toda a diferença.

Dicas para uma academia de sucesso

Não importa o tamanho da academia mas, sim, como ela é organizada. É preciso otimizar a quantidade necessária de equipamentos, uma boa circulação e o conforto dos alunos. Pense na sua estrutura em todos os detalhes, inclusive na inclusão de vestiários para os clientes, na recepção e até na fachada.

Para a maior parte das academias, são seus equipamentos o principal valor, que faz com que os clientes permaneçam frequentando o espaço. Realmente, equipamentos modernos e funcionais são importantes, mas não precisam ser os mais novos. É possível comprar usados de boa qualidade, fazer uma reforma e utilizá-los.

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Modalidades como CrossFit e funcional vêm diminuindo o espaço de musculação, o que permite uma maior variedade de atividades e aparelhos. Para uma boa gestão, é preciso estar sempre antenado com as novidades e tendências fitness, trazendo para a academia o que há de moderno e eficaz, inclusive com menor custo.

Expansão e análise

Muitas academias conseguem absorver uma grande gama de modalidades, mas a maior parte seleciona as mais exigidas pelo seu público-alvo. Para fazer essa escolha é preciso avaliar a capacidade do espaço em suprir as necessidades da modalidade escolhida, os profissionais responsáveis, os equipamentos que precisam ser utilizados, a estrutura física dos usuários. Um gestor deve evitar optar por modalidades que tem prazer pessoal, já que não necessariamente é a mesma de seu público-alvo e nem a mais indicada para o espaço.

Inclusive, a análise da concorrência é muito importante para definir não só modalidades a serem oferecidas, mas também a estratégia de marketing. Sem imitação e sim procurando fazer algo inovador e que as outras academias não possuem ou não investem de fato.

O que é fundamental para uma academia de sucesso

Não basta estar do lado de uma outra academia para se sentir um concorrente dela. A modalidade e o público-alvo definido é que darão o direcionamento dela e também a sua real concorrência.

O público-alvo é fator relevante para uma academia. Desde jovens que buscam boa forma até mesmo idosos que desejam se exercitar, academias convencionais encontram cada vez mais dificuldade em se firmar no mercado. Quem vê as pessoas e suas diferenças, em busca de atender suas diferentes necessidades, consegue um espaço não preenchido no mercado.

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Entendendo o público-alvo

Essa reflexão de público-alvo deve ser feita também na definição de preços. Os tipos de serviços oferecidos, seus diferenciais e custos precisam ser avaliados para se chegar a um valor que não seja pesado para o cliente, mas que consiga cobrir as necessidades financeiras da academia. O planejamento financeiro é essencial e tudo precisa estar devidamente registrado para que seja avaliada a saúde administrativa da academia.

Além de tudo isso, investir em equipe bem treinada faz com que os usuários se sintam satisfeitos e atraídos em continuar frequentando o ambiente. Da mesma forma, o marketing é fundamental, já que sem saber se comunicar a academia não vai conseguir chegar até seu cliente em potencial.

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