Tempo de leitura: 3 minutos
Em termos de design, cores para academia retratam o tipo de ambiente que se deseja. No artigo de hoje vamos explicar como a cor afeta o ambiente e dar sugestões de cores e seus efeitos.
Importância das cores
O espaço das academias são cada vez mais frequentados por diversas pessoas que buscam ter uma vida mais saudável e que lutam por um corpo perfeito. Nesses espaços, passam os mais variados tipos de pessoas, isto é, pessoas com diferentes gostos e personalidades. Algumas vão apenas algumas vezes por semana, enquanto outras, vão durante toda a semana e passam mais de duas horas por dia.
Diante disso, as academias precisam ser espaços agradáveis, de modo a não causar ainda mais cansaço nas pessoas que o frequentam. Isso quer dizer que é preciso um bom planejamento estético para que a disposição dos aparelhos, bem como as cores utilizadas para a pintura das paredes, sejam sempre agradáveis aos olhos de quem frequenta o espaço.
Quer dizer que as cores que se utiliza para a pintura das academias também é importante? Não só importante, como fundamental! Para saber quais cores se deve utilizar para a pintura da sua academia, veja as dicas a seguir.
Para começo de conversa, a primeira coisa que você precisa saber antes de escolher a cor para pintar as paredes da sua academia, é qual a sensação que você pretende passar aos seus clientes.
Modernidade
Se você deseja ter um espaço mais sofisticado, por exemplo, poderá optar pela clássica combinação de tom sobre tom. Nestes casos, a ideia é utilizar uma cor neutra, como o beje, tons pastéis, branco ou o cinza, em contraste com uma cor mais forte, como o preto ou o marrom. Nessas combinações, o resultado é um ambiente mais sério e sofisticado.
Por outro lado, se você deseja um ambiente mais alegre, mas sem deixar a sofisticação de lado, poderá optar pela dica do tom sobre tom, só que neste caso, ao invés de utilizar cores frias, como o preto e o marrom, poderá optar pelas cores mais quentes, como o vermelho, o verde ou o amarelo.
Amarelo
O amarelo é capaz de passar a sensação de poder, e a sua cor faz referência à luz. Em contraste com o preto, o seu ambiente poderá se tornar mais alegre e sofisticado.No entanto, cuidado para não exagerar e criar o efeito oposto! Opte por pintar apenas uma das paredes de amarelo e uma outra de preto, enquanto as demais podem ser brancas ou em tons pastéis. Assim, você cria uma harmonia entre as cores, sem deixar a sua academia cansativa visualmente.
Vermelho
O vermelho é outra cor que pode ser utilizada na sua academia para induzir os frequentadores a fazer mais exercícios. Assim como o amarelo, o vermelho deve ser usado com moderação. Uma boa dica é utilizá-la em corredores e passagens. O vermelho tende a chamar as pessoas, por isso, pode ser uma estratégia para reativar aqueles espaços menos frequentados da sua academia.
Como não errar
Por fim, não existe uma regra de como você deve pintar a sua academia. Para não errar, basta investir nas sobreposições de cores e criar ambientes aconchegantes e estimulantes, já que se trata de um espaço onde as pessoas se movimentam com frequência. A única regra é não utilizar as tonalidades de verde claro, pois essa cor é extremamente calmante e vai contra os objetivos de espaços como a academia, onde o que vale é se movimentar.
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário contando pra gente como foi o processo de escolha das cores da sua academia!