Como trabalhar a retenção de clientes em um negócio fitness

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Foi-se o tempo em que as pessoas praticavam exercícios físicos apenas com o objetivo de manter o corpo em forma, nos dias de hoje, manter a saúde em dia também se tornou uma preocupação.

É por isso que o investimento no segmento de negócio fitness é uma interessante alternativa de empreendimento. No entanto, como em qualquer área, a captação e, especialmente, a retenção de clientes, é de grande importância.

O acompanhamento para promover retenção de clientes

A captação de clientes para uma academia é um processo bem mais custoso do que reter, ou seja, manter os clientes. A captação envolve gastos com publicidade, divulgação, entre outros. Por outro lado, ela consiste em fidelizar aqueles que já frequentam o espaço. Inclusive, ao consolidar esses clientes, é possível que eles atraiam outros e assim por diante.

É por isso que, nesse contexto, o pilar básico para trabalhar a retenção de clientes é promover um atendimento de qualidade. Graças a um atendimento bem efetuado, os alunos sentem que aquele ambiente é feito para eles, o que já garante a fidelidade tão almejada em qualquer tipo de empreendimento, inclusive no negócio fitness.

Ponto de atenção

Um método eficiente é o acompanhamento, o qual consiste em saber quais motivos levam alguns clientes a frequentarem o espaço com menos frequência, verificando assim, se tais razões compreendem o baixo rendimento nos exercícios, a falta de tempo, equipamentos de má qualidade, entre outros motivos.

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O acompanhamento para a retenção de clientes é uma importante maneira para o empreendedor encontrar os pontos fracos do seu negócio fitness, pois dessa forma obterá informações relevantes para melhorar a sua gestão.

Algumas das razões para que ocorra uma menor taxa de retenção nas academias compreendem as baixas temperaturas durante os meses de outono e inverno, bem como a chegada das férias de verão, em que muitas pessoas viajam. Apesar dessa sazonalidade enfrentada pelas academias, é possível superá-la por meio de ideias simples e eficientes.

Dicas para a retenção de clientes

Com o intuito de fazer com que os frequentadores de uma academia continuem com frequência assídua e constante, é importante levar em conta algumas estratégias que visam melhorar o atendimento. Nesse caso, uma das alternativas é apostar em tecnologia, sobretudo em aplicativos.

Numa época em que smartphones e demais dispositivos móveis são comuns, é possível recomendar aplicativos já existentes no mercado que informam horários de aulas, índice de calorias, massa corporal, dicas de nutrição, entre outras informações.

Ainda no quesito tecnologia, outra dica para a retenção de clientes é manter sua academia sempre junto com os alunos por meio de blogs, redes sociais e outros meios online de interatividade. Sendo assim, é possível criar conteúdos relevantes que estimulam a prática de exercícios.

A realização de atividades coletivas também é uma eficiente maneira de promover a retenção de clientes, pois acontecem em um espaço aberto e possibilitam a integração entre os alunos, além da criação de um ambiente mais amigável.

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A adoção de benefícios para os clientes assíduos também é uma prática útil para facilitar a retenção. Um exemplo desses benefícios é a criação de descontos especiais.

Essas foram algumas dicas para trabalhar a retenção dos clientes em um negócio fitness. Com elas, é possível manter os clientes que já frequentam o espaço e, ainda por cima, atrair outros.

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