Como reverter um cliente insatisfeito

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Empresas são criadas, gerenciadas e movidas para clientes. Eles são, sem a menor sombra de dúvidas, o motivo de qualquer negócio existir. O principal objetivo? Mantê-los satisfeitos e cativados a ponto de sempre retornarem.

Neste contexto, um atendimento de excelência é a base para que os clientes se satisfaçam. Vale ressaltar que quando este trabalho é bem feito, cria-se automaticamente uma propaganda boca a boca bastante eficiente e benéfica ao empreendimento.

Em sua ausência, por outro lado, ou ainda por outros motivos, um cliente insatisfeito, além de romper os laços com a empresa, consegue muitas vezes fazer uma propaganda completamente negativa do negócio, dificultando que novos potenciais clientes cheguem a fechar negociações.

Incentivar a propaganda dos clientes satisfeitos é importante, mas mais importante ainda é reverter o pensamento dos insatisfeitos a fim de não prejudicar a imagem do negócio!

E é justamente sobre isso que trata este artigo. Se você precisa desenvolver novas estratégias para reverter clientes insatisfeitos, aqui você encontrará algumas dicas sobre como iniciar esta reversão. Acompanhe o passo a passo e movimente seu negócio já!

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7 Dicas para reverter um cliente insatisfeito

1. Respeito sempre deve vir em primeiro lugar

A base de um relacionamento saudável entre empresa e cliente é o respeito. Desta forma, mantenha sempre o bom senso nas conversas e negociações, respeite aquilo que o seu cliente está dizendo e lhe valorize.

2. Sempre escute

Realmente, em algumas circunstâncias o seu cliente não terá razão, mas ainda assim será necessário ouvi-lo a fim de que ele possa expressar todo o seu descontentamento, pois só dessa maneira você irá descobrir como surpreendê-lo.

3. Entenda quais são as reclamações

Se você não souber quais são as reclamações do cliente, dificilmente poderá resolvê-las. Portanto, preste sempre atenção a tudo o que ele tem a dizer.

4. Estabeleça diálogos calmos e pacientes

Também não seja agressivo! Mesmo que o cliente não esteja com a razão, lembre-se de que um cliente insatisfeito pode arrastar consigo de 7 a 11 clientes para longe do negócio. Tenha paciência e explique quantas vezes forem necessárias.

5. Ofereça soluções

O que é possível fazer para reverter a situação? É possível solucionar o problema ou a empresa deverá investir em outras estratégias para reconquistar o cliente? Por exemplo, você pode lhe conceder algumas vantagens, brindes e descontos para mudar a situação! Tudo depende do caso.

6. Prometa o que pode realmente cumprir

Agora, se você disse ao seu cliente que em cinco dias resolveria o problema, se lhe prometeu que a nova mercadoria seria entregue em uma semana, por favor, cumpra! Não há nada pior do que prometer e não cumprir, isso arruinará a imagem de sua empresa.

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7. Use as críticas a favor do crescimento

Por fim, lembre-se sempre de usar cada uma das críticas que foram feitas a favor do crescimento e da expansão do seu negócio. Pegue cada reclamação, por exemplo, e transforme-a de modo a ser um ponto forte no futuro do empreendimento.

Seguiu este passo a passo? Começou a ver resultados na reversão dos clientes insatisfeitos? Compartilhe sua experiência aqui! Conte para os demais leitores como estas dicas lhe foram úteis!

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