Como realizar a captação de alunos para academia

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Os períodos de grande frequência das academias de ginástica no país mudam conforme a localização destas. Geralmente, são dois os períodos de safra e mais dois de entressafra do ano para o setor. Para se ter uma ideia, enquanto as academias de Santa Catarina estão vazias nos meses de Janeiro e Fevereiro, as academias de São Paulo vivem cheias nessa época do ano.

Desta forma, é preciso entender estes dois momentos de pico no segmento, que ocorrem com frequência no país. Assim, a primeira dica para atrair mais alunos é:

Identificar as épocas de alta e baixa em seu estabelecimento e comparar com as de outros anos

O primeiro período de alta dura em torno de 3 e 4 meses. O segundo, um pouco mais curto, dura apenas dois meses. Esse período pode variar de um estabelecimento para outro, assim, é bom comparar com a frequência de outros anos, para medir a curva de visitação.

Trata-se de uma estratégia para saber quais as expectativas de crescimento para o ano. São ocasionalmente, por exemplo, em São Paulo, as épocas de férias e durante a primavera e o verão as que possuem maior movimentação.

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Planeje ações com base nas curvas de visitação

É muito importante identificar os períodos de maior visitação em sua academia de forma que se possa planejar com pelo menos 60 dias de antecedência, todas as ações em marketing no estabelecimento, peças e campanhas publicitárias além de parcerias com outros estabelecimentos e até mesmo os alunos, a fim de prolongar os períodos de maior frequência.

Fachada mais “chamativa”

Quando for identificado o período de maior frequência, prepare a fachada da academia para que chame mais a atenção de quem passa na rua. Mude a cor da fachada, torne o letreiro mais iluminado, enfim, são algumas sugestões que podem ajudar a aumentar as matrículas em até 15%.

Atualização do banco de dados

Você talvez não saiba, mas para cada aluno matriculado, outros dez já passaram pela academia. Alguns começaram e desistiram, outros frequentaram muito durante um ano e no outro deixaram de ir, e tem aqueles que se matricularam, mas depois jamais frequentaram nenhum dia, inexplicavelmente.

Para estes grupos, é possível criar campanhas e tentar até mesmo um simples contato telefônico, a fim de aproximá-los outra vez. É sempre recomendável iniciar este trabalho de “marketing de relacionamento” com todos aqueles que já deixaram de frequentar. Saber quais os motivos que lhe fizeram abandonar a academia, e tentar oferecer uma alternativa que os convide a voltar a frequentar.

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Quem geralmente fica com esta responsabilidade são as recepcionistas da academia, que alimentam a base de dados a cada novo interessado em matricular-se. Com uma boa argumentação e estratégia, será possível conseguir o retorno de um em cada dez contatos abordados.

Alunos convidam alunos

Pense em promoções para os alunos que trouxerem amigos e parentes. Descontos ou aulas grátis, por exemplo. Isso pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Afinal, muitos querem malhar, só falta o incentivo certo!

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