Como organizar uma academia de musculação e garantir bons resultados

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Organização e bom posicionamento no mercado são fundamentais para negócio poder progredir.

Investir no negócio de academias de musculação pode ser uma ótima escolha para ter bons retornos financeiros. Contudo, o empresário que busca se aventurar neste setor precisa ter em mente que há bastante concorrência e que, para superar isso, ele precisará oferecer um serviço de ótima qualidade aliado a preços competitivos. Confira neste artigo algumas dicas de como organizar sua academia a fim de diminuir custos e aumentar a produtividade.

O espaço físico é fundamental

Ao escolher um imóvel para abrigar sua academia, seja ele próprio ou de locação, não deixe de ver se o espaço é adequado para abrigar sua academia de musculação. Seja uma área grande, média ou pequena, é importante avaliar se aquele prédio consegue abrigar um número viável de aparelhos de musculação, permitindo ainda que os alunos consigam se movimentar dentro do espaço de maneira confortável. Invista também na fachada de seu espaço, pois ela será o primeiro “cartão de visitas” que os potenciais alunos terão de sua academia de musculação.

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Cuide com a compra dos aparelhos

Sua academia não precisa, necessariamente, ter os melhores e mais modernos aparelhos do mercado. Se não estiver precisamente dentro de seu orçamento e de acordo com seu plano de negócios, é possível fazer uma boa aquisição de aparelhos usados e reformá-los, com pintura e mudança dos estofados para garantir conforto. A evolução de algumas modalidades de musculação está deixando os aparelhos de academia “obsoletos”, privilegiando exercícios alternativos que dispensam estas máquinas. Avalie de acordo com as modalidades oferecidas e a oferta de aparelhos para investir.

Quais modalidades estão de acordo com o seu mercado?

Antes de abrir as portas da academia de musculação, é importante refletir sobre quais modalidades seriam as mais procuradas pelos alunos de seu estabelecimento. Ultimamente, crossfit e exercícios funcionais são tendência e tem tido grande procura pelo mercado, no entanto, há quem não abra mão da boa e velha musculação com máquinas e pesos. Há a possibilidade de oferecer uma série de modalidades, mas lembre-se: quanto mais tipos de exercícios, o investimento em pessoal e equipamentos tende a ser maior. Avalie o mercado e as possibilidades de seu negócio em um primeiro momento. Se possível, cresça e ofereça sempre mais serviços.

Fique de olho nos concorrentes

Como dissemos anteriormente, o setor das academias de musculação é um segmento repleto de concorrência em quase qualquer lugar. Antes de empreender, busque fazer uma análise bastante abrangente de como a concorrência se posiciona no seu mercado alvo. Que preços praticam, que serviços oferecem e, se possível, qual o retorno que têm obtido com estas estratégias. Conhecer bem a concorrência permitirá estabelecer os diferenciais que farão com que sua academia seja a mais procurada e bem-sucedida.

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Invista na marca e em uma equipe qualificada

Contrate profissionais de Educação Física devidamente habilitados, de preferência com experiência e prestígio. Isso fará com que os alunos vejam sua academia de musculação com melhores olhos. Pegue tudo isso que mencionamos anteriormente e monte um plano de Marketing para divulgar a imagem de sua academia e torná-la conhecida de todo o público.

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