Como o marketing sensorial pode ajudar sua academia

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Sabe quando você passa na frente de um restaurante e sente aquele cheiro bom de comida sendo servida no recinto? E quando você entra em uma loja de roupas e se depara com uma música animada? Pois é, muita gente talvez nem perceba, mas detalhes como esses podem ser uma estratégia desses estabelecimentos para cativar mais clientes e aumentar sua visibilidade.

Não só como uma forma de atrair novos públicos, mas essa estratégia também é uma tática dentro do conceito do marketing sensorial, uma vertente de marketing que tem atraído lojistas, empresários e estabelecimentos para propagar seus serviços e causar um impacto mais forte no consumidor.

O que é marketing sensorial?

Em teoria, marketing sensorial é toda tática utilizada para cativar público por meio dos sentidos. Sendo um tipo de comunicação novo aqui no Brasil, o marketing sensorial é uma ótima forma de potencializar o posicionamento da sua empresa. Não só no intuito de alavancar vendas ou atrair consumidores, mas ser uma característica do estabelecimento a fim de se tornar algo próprio e relevante ao intuito que a empresa quer transmitir.

Mas, e para academias?

Se parar para pensar, a ideia do marketing sensorial serve muito bem para setores gastronômicos, de perfumaria, beleza e outras categorias que fazem um uso direto desses sentidos. Mas, e nas academias? Será que o marketing sensorial realmente funcionaria? A resposta é sim, funcionaria! Quanto mais criativo for, melhor será para captar clientes e fortalecê-los.

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Música

Algo notório numa academia é a música. Mas músicas atuais e que motivem o aluno da academia a se mexer. Uma playlist atual e com músicas enérgicas possui uma força muito grande a ponto de o aluno criar ânimo para se exercitar. Pense que a música é uma peça de escape que faz o aluno a ter mais energia para realizar os exercícios e sair de lá satisfeito.

Cores

Até as cores influenciam no marketing sensorial. Quem está na academia precisa de algo para motivar e as cores também reforçam essa ideia. Cores quentes como o vermelho, amarelo e laranja dão mais impulso para o aluno correr, caminhar, levantar pesos e outras atividades. E não só na musculação, como também em outras atividades como a dança promovem mais entusiasmo e uma sensação positiva.

O paladar

Outro diferencial é o paladar na academia, ainda mais para quem já é aluno e precisa de um reforço para seus exercícios. Oferecer amostras de suplementos, chás e é claro, água, é algo valiosíssimo para manter a academia em alta.

Recursos visuais

Muita parte do orçamento de marketing vai para investir em recursos visuais. Porém, é preciso investir bem nesse quesito e alguns serviços podem ajudar. O serviço de digital signage, por exemplo, que disponibiliza painéis informativos em espaços públicos pode ajudar em expor informações sobre suplementos, tipos de exercícios, modelos de roupa para academias e outras informações.

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Outras ideias podem surgir para tornar o marketing sensorial da sua academia ainda mais atrativo e divertido. O intuito é ser criativo e explorar bem os sentidos, a fim de que o aluno tenha o desejo de voltar à academia sempre!

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