Como instruir um professor de academia afim de aumentar a retenção de alunos

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O processo de retenção de alunos em academias nada mais é do que o reflexo da construção de relacionamentos fortes e duradouros entre ele, o professor e o próprio ambiente onde as práticas são realizadas.

Em geral, os grandes responsáveis por esse processo são os professores/instrutores da academia em questão. Mas afinal, como eles podem tornar a retenção de alunos cada vez maior e mais duradoura?

Antes de tudo, é necessário compreender o verdadeiro significado da retenção de alunos. Ela deve ir muito além da compra de pacotes trimestrais ou semestrais, ao mesmo tempo em que também deve superar a aparição do aluno duas ou três vezes por semana, fazendo com que ele apareça todos os dias.

Quer saber se isso é possível? Confira neste artigo como instruir um professor de academia a fim de aumentar a retenção de alunos.

1. Qualificação dos professores

Professores bem orientados são os que, consequentemente, saberão orientar seus alunos da melhor maneira. Sendo assim, o primeiro passo para otimizar a retenção de alunos é apostar na qualificação dos profissionais.

A realização de cursos rápidos e treinamentos constantes pode ser uma estratégia simples, barata e eficiente para mantê-los sempre atualizados. E o resultado disso você já deve imaginar: alunos muito mais interessados e motivados a darem continuidade à prática de atividades físicas.

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2. Atendimento ao cliente

Parece simples, não é mesmo? Porém, mais de 70% dos alunos de academias não se sentem exatamente à vontade para falar com seus instrutores sobre suas metas, necessidades e receios. E o motivo? Falta de abertura.

Sendo assim, instrutores mais “intrometidos” na vida do aluno tendem a oferecerem muito mais confiança para o mesmo, que saberá com quem contar em suas metas de emagrecimento ou ganho de massa muscular.

3. Oferecimento de benefícios especiais para alunos

O aluno completou seis meses, um ano, dois ou outro período de treinamento ininterrupto? Que tal oferecer uma cortesia ou benefício especial para o mesmo? Essa atitude, na realidade, pode ser vista como uma retribuição – o que levará a fidelização do aluno.

Algumas ideias que podem ser adotadas neste sentido são: preferência para os alunos mais antigos em determinadas aulas especiais, lembranças ou presentinhos em datas comemorativas, descontos caso o aluno leve seus familiares/amigos ou parceiros para treinarem com ele, mensalidades mais baixas com o passar do tempo e por aí vai.

4. Escute a opinião do aluno

É bastante importante saber como o aluno está se sentindo. Pedir feedbacks e realizar pesquisas de opinião são atitudes simples que, com certeza, serão extremamente valorizadas por este público que visa transparência e honestidade em suas relações.

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Além do mais, isso também humanizará a empresa, mostrando para os alunos que é muito mais importante mantê-los na academia do que simplesmente substituí-los por outros.

5. Promova diferenciais

Para que a retenção de alunos na academia seja realmente eficaz, não há nada melhor do que oferecer, de tempos em tempos, diferenciais. Podem ser aulas novas, diferentes rotinas de exercícios, modalidades de treinos, e assim por diante.

E agora, já se sente mais preparado (a) para tornar a sua academia um verdadeiro espaço para a retenção de alunos? Siga as nossas dicas e boa sorte!

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