Como fidelizar um cliente em um negócio fitness

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais homens, mulheres, jovens, adultos e idosos buscam as academias para aprimorar seu condicionamento físico, gerar bem estar e tornar o corpo mais saudável e bonito. Eles fazem parte da chamada “Era Fitness”, que traz com ela novas tecnologias e atividades para atender a demanda.

Porém, mesmo com o grande interesse das pessoas em manter uma rotina de atividades físicas, ainda há uma grande evasão de frequentadores logo nos primeiros meses após a matrícula. E os números apontam que, para o sucesso do empreendimento, é preciso buscar novas formas de fidelizar o cliente.

Das inscrições às evasões

O fenômeno da procura por academias também é uma grande armadilha, apesar das altas taxas de inscrição, poucos sobrevivem às séries de exercícios cotidianos e acabam se afastando. Em média, 64% dos inscritos saem da academia após os três primeiros meses, e 96,3% saem antes de completar um ano.

Com isso, o maior problema do empreendedor de uma academia não é atrair novos clientes e sim mantê-los. O que indica que as pessoas sabem da importância e dos benefícios de uma academia, mas não conseguem estabelecer a rotina necessária para obter os resultados positivos.

É preciso ter visão do perfil dos inscritos para compreender o que os fazem desistir das atividades físicas ou mesmo de mudar de local. A idade é um desses fatores, já que, em média, são os jovens os primeiros a sair, justamente por terem dificuldade em manter uma rotina mesmo que desejem ter um bom condicionamento físico, perder peso e ter saúde, além de não terem paciência em aguardar os resultados a médio e longo prazo.

Recomendamos para você  Depoimentos de alunos - um aliado no marketing de academia

Os adultos com mais de 35 anos são mais dedicados, já que identificam na atividade física um forma de melhorar sua saúde e evitar problemas como colesterol alto, pressão alta, diabetes e ataques cardíacos, com mais propensão para atacar pessoas mais velhas.

É preciso fidelizar

O ambiente das academias é angustiante para pessoas acima do peso, o que contribui com o aumento dos indícios de desistência. Elas acabam se sentindo oprimidas e desestimuladas por se sentirem exclusas do perfil de frequentadores.

Outras situações são treinadores despreparados, falta de maquinário moderno, longa distância da academia com trabalho ou casa, preço alto e poucas especialidades. Para escapar dessas ciladas, listamos algumas dicas abaixo para fidelizar os clientes:

– Atendimento

Cartão de boas-vindas para a academia, o atendimento de qualidade é fundamental para que o cliente se sinta informado e bem-vindo ao local. Atenção: cortesia e eficiência são fatores fundamentais e que marcam a primeira impressão do negócio.

Em geral, o bom atendimento nem sempre é elogiado com frequência, mas o mau ganha sempre uma grande repercussão, inclusive nas redes sociais. Por isso, o funcionário deve ser bem escolhido e instruído com informações sobre o funcionamento da academia e todas suas especialidades.

– Serviços amplos

Dificilmente uma academia que ofereça apenas uma ou duas atividades consegue decolar no mercado. Salvo as que são referência pelos profissionais disponibilizados, principalmente as que possuem lutas.

Recomendamos para você  Avaliação física: Um fator importante para retenção

O aluno não procuro mais uma academia em busca apenas de musculação ou ginástica, ele quer outras atividades que podem melhorar seu condicionamento físico e impedi-lo de cair na rotina. Por isso, aproveite o espaço e invista em dança, spinning, treinos de alta intensidade, lutas, natação, hidroginástica, pilates, entre outros.

– Comprometimento

Infelizmente, muitas academias não se preocupam com a qualidade das atividades oferecidas para os alunos e apenas focam em realizar matrículas. Mas é no comprometimento entre alunos e professores onde mora grande parte da fidelização.

Para o professor, preparar aulas, participar das atividades junto aos alunos, ouvir suas demandas e encontrar soluções são algumas das ações que se espera de um profissional de qualidade.

Comentários

comentários