Como Escolher O Melhor Software de Gestão para Negócios Fitness

Tempo de leitura: 3 minutos

Sistema para academia

Escolher um software para gestão de alunos em geral pode ser muito trabalhoso. Existem muitas opções e é uma decisão muito importante, porque você investiu muito de você em seu negócio.

Seus alunos são mais do que importantes para o seu negocio e você quer que eles tenham uma experiência única e isso inclui o software que será usado na sua escola ou academia.

Muitos de nossos clientes nos dizem que já passaram por momentos de pânico apenas por pensar em utilizar um software que é novo.

Se você estiver passando por este momento, sente-se, de uma boa respirada, se recline um pouco na cadeira, abra uma cerveja ( Prometo não julgar se você fizer isso no horário comercial 🙂 ) e use estes três guias fáceis para escolher o melhor software de gestão para você.

Comece com o “Porque”

porque sistema academia

Porque você precisa de um software de gestão? Essa é uma coisa que precisa estar clara pra você, você precisa de sistemas que você entenda facilmente, que permita que você cresça de maneira escalável, e que eventualmente vire uma franquia.

Também precisa ser tão simples quanto possível, exibindo seu pipeline (funil de vendas), quantidade de novos alunos, e tendências de crescimento e decrescimento claras e detectáveis.  

O “porque” pode ser um conjunto de objetivos ou uma grande missão. Estes são alguns exemplos:

  • Melhorar as vendas, aproveitando cada pessoa que visita sua academia
  • Separar as etapas da venda para facilitar a visão de onde está o gargalo
  • Ficar previsível quanto você poderá fechar em vendas
  • Gastar menos tempo em tarefas administrativas e mais tempo investindo no sucesso dos meus alunos.

A resposta para esta questão ditará largamente que tipo de funcionalidades serão essenciais na sua escolha.

Então pergunte “Como?”

como sistema academia

A próxima pergunta que você se fazer é:

“Como essas funcionalidade criarão valores para mim?”.

Ver funcionalidades de maneira singular é útil, mas entender como estas funcionalidades interagem entre elas, é a chave.

Por exemplo, um software para academia deve oferecer pelo menos um pipeline de vendas com cada etapa da venda separada, e relatórios inteligentes que te mostrem onde está o problema nas suas vendas.

Seu software de gestão deve ter um amplo suporte, que ajudará você a entender como sistema irá assimilar o seu negócio. Você também deve considerar que o software tenha uma equipe de atendimento que lhe acompanhará, fazendo com que seu negócio seja bem sucedido, e ajude você a tomar a decisão final.

Se você já tiver claros o “Porque”, o “Como” ajuda a clarificar ainda mais para que você atinja as metas que tem planejado.

Avaliar “Riscos?”

Assim como não existe uma pessoa perfeita ( ok, minha esposa talvez seja uma exceção ) não existe software que seja perfeito.

Cada software de gestão de academia oferecerá a você uma interface diferente, experiência de usuário diferentes e funcionalidades diferentes.

Você pode não encontrar um sistema que tenha TUDO o que você quer ou precisa, mas no mínimo você deve encontrar um que tenha o essencial para você e seu negócio.

Por exemplo, um sistema pode prover um monte de funcionalidades, mas pode ser mais fraco na hora de gerar relatórios que te digam onde estão seus problemas e o que você deve fazer para resolve-los.

Contudo, se o seu “Porque” gira em torno do crescimento e número de vendas, e também acompanhar a evolução de seus atletas, você deve procurar um sistema um pouco mais completo, que vá atender todas as suas necessidades e ajude a tomar as melhores decisões.

Deixe o “Porque” guiar sua decisão por traz do que é mais importante para você e seu negócio.

Complementando…

Certifique-se de que você escolherá um software que investe no seu sucesso e trata seu negocio como se fosse dele.

Comentários

comentários