Como aumentar o número de alunos na academia

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Todo negócio tem suas épocas de altas e baixas, mas poucos possuem uma sazonalidade tão acentuada quanto as academias. O que significa que há momentos do ano em que muitos alunos ingressam, mas isso não se mantém durante os próximos meses, causando baixas drásticas, principalmente na metade do ano. Ou seja, conseguir (e manter!) alunos em uma academia é a prioridade de todas elas.

Seja por isso ou por estar começando agora e procurando uma maneira de atingir um público maior, você está aqui para descobrir como ter mais alunos. Ainda que não exista uma fórmula pronta para o sucesso, existem algumas dicas que ajudam a alavancar o número de alunos e a preservá-los.

Saiba o que você está vendendo

Existe uma grande diferença entre vender aparelhos, experiência e resultados. Você precisa identificar o ponto mais forte em sua academia: são os equipamentos? Os professores? A flexibilidade? É claro que todos esses aspectos devem ser apresentados ao possível aluno; quanto mais benefícios, mais interesse ele terá em firmar contrato. Porém, como em qualquer tipo de marketing, é preciso seguir um plano e manter o foco. Além do mais, quem procura uma academia está procurando saúde, bem-estar, autoestima e qualidade de vida, então é imprescindível que sua academia deixe claro que tudo isso faz parte do pacote.

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Revisite suas técnicas de marketing

Caso você esteja percebendo um retorno fraco, mesmo em épocas de alta, talvez seja a hora de rever o que o marketing anda fazendo pela sua academia. Isso vai desde uma repaginada no visual (incluindo, se necessário, fachada, cores, logotipos e mais), até estratégias novas. Por exemplo, você pode implantar um sistema de convites através de clientes já cadastrados, mesclar mídias novas e tradicionais para espalhar o material de divulgação, ou mesmo investir mais no marketing digital e em redes sociais. Tudo deve ser feito de forma calculada para não acabar com custos desnecessários!

Preocupe-se com o espaço de atendimento

O primeiro contato de um aluno com a academia é na recepção. O fato de ele ter entrado para perguntar sobre a adesão já significa que os outros aspectos do marketing funcionaram, mas tudo será em vão se ele não se sentir bem assim que entrar pela porta. Por isso, é importante garantir que o ambiente inicial (bem como todos os outros) da academia estejam sempre limpos e, de preferência, alinhados esteticamente com o padrão da sua academia. E não só isso! O atendimento em si, feito pelos funcionários, é fundamental. Eles devem estar sempre orientados a serem solícitos, simpáticos e atenciosos. O cliente pode decidir ou não se tornar um aluno devido a esse primeiro contato!

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Mantenha-os

Para que os alunos não desistam das aulas tão facilmente, a academia faria bem em criar um relacionamento com cada um, além de motivá-los constantemente. Para isso, o ideal é promover eventos, aulas experimentais, promoções ou brindes, e procurar sempre lembrá-los daqueles benefícios que os trouxeram em primeiro lugar.

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