Como administrar uma academia com eficiência

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de academias no Brasil é um dos mais competitivos do mundo. Basta uma simples olhada em um bairro qualquer para perceber que há uma imensidade de opções, cada uma voltada para um tipo diferente de público.

Mas nem todas conseguem o sucesso. Ou seja, saber como administrar uma academia é essencial para mantê-la no mercado por mais tempo e conquistar a tão necessária lucratividade. Abrir e gerir um negócio sem planejamento e sem um processo detalhado de trabalho pode levar um empreendimento que tinha tudo para dar certo, para caminhos escuros que podem beirar a falência.

Quer saber como administrar uma academia com eficiência e conquistar melhores resultados? Então fique atento às dicas que separamos a seguir.

1. Planeje o passo a passo

O ideal é começar a planejar tudo antes de abrir as portas. Mas, se sua academia já está funcionando, pare um pouco para avaliar o que pretende fazer a partir de agora e onde deseja chegar. Faça uma análise no mercado, verifique qual público-alvo deseja atender, que tipos de soluções estes possíveis clientes procuram, e como é possível se comunicar com eles.

Recomendamos para você  Métricas para academias: mensure o que importa

Lembre-se que o sucesso pode ser mais facilmente conquistado se você optar por um público ainda não explorado, pelo menos na região onde sua academia estiver localizada.

2. Invista em infraestrutura

Os clientes da academia precisam encontrar um ambiente confortável e que permita a prática de atividades físicas com tranquilidade. Escolha com cuidado a quantidade de aparelhos, sempre focando no tipo de público que deseja atender.

3. Seja organizado

Gestores de sucesso se organizam e preparam cada um de seus passos com tranquilidade. É preciso manter as informações sempre atualizadas, os contatos dos fornecedores por perto, a quantidade de alunos e possíveis alunos, e, principalmente, um olhar cuidadoso com os investimentos que estão sendo realizados.

A organização é a melhor amiga do planejamento e, sem ela, fica completamente impossível saber como administrar uma academia.

4. Acompanhe tudo de perto

O passo a passo de como administrar uma academia passa sempre por controle e avaliação constante. Isto é, crie formas de avaliar constantemente o desempenho de sua academia. Para isso, é preciso que você tenha controles fieis de dados financeiros, quantidade de alunos inscritos, quantos mais sua academia consegue atender, entre outros dados.

É importante também sempre ter à mão um controle sobre os gastos fixos e variáveis, além de impostos e pagamentos que devem ser feitos a fornecedores. Quanto mais detalhados forem estes dados, mais fácil será conseguir uma gestão eficiente.

Recomendamos para você  Como fazer a gestão de academias e studios

5. Aprenda a delegar

Um dos maiores segredos de gestores de sucesso é dividir suas responsabilidades entre pessoas de confiança. Para isso, você vai precisar contratar profissionais qualificados que já tenham experiência em outras empresas.

6. Esteja sempre atento ao mercado

Não é porque sua academia está conseguindo excelentes resultados mensais que isso não pode mudar de uma hora para a outra. Gestores precisam ficar sempre atentos ao movimento dos concorrentes, às últimas tendências dentro do universo fitness e muito mais.

Desta forma, você saberá sempre quais são os próximos passos a serem tomados, tudo com os pés no chão e os olhos no futuro.

Comentários

comentários